quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vancouver e Brasil: o que sinto falta

Nao vou conseguir postar em total ordem, demorei para postar esse assunto porque queria lembrar aos poucos e ai assim que lembrava de algo que pensava: " Puxa que saudade disso, ou daquilo..."

O que sinto falta em Vancouver do Brasil

1 -  Ano Novo na praia

Ano novo em qualquer lugar fora do Brasil: sucks. Verdade, ja passei ano novo em algumas cidades fora do Brasil e nada se compara com a festa e alegria de se passar na praia tomando uma breja, NADA! Primeiro que nem fogos direito eles soltam e depois que ninguém quer ficar na rua congelando assistindo fogos de artificio né?

2 - Comida

Se existe algo que consegue afetar seu humor pro bem ou pro mau isso se chama comida. Eu sinto tanta saudade de comida que quase choro. A adaptação é bem mais lenta e dolorida. Eu falo de comida caseira e de ingredientes, outro dia eu precisei fazer uma receita com goiabada agora imagina a dor de cabeça para achar a goiabada, andei Vancouver inteira, achei mas foi sofrido. Andar numa feira e comer um pastel com caldo de cana então nunca mais! Ah vontade! Se estiver pra vir pro Canada coma muito por mim!



3 - Frutas e sucos naturais

Eu sei que frutas e sucos entram na parte de comida, mas quero dar enfase porque é algo que os brasileiros tem e não dão muita importância. Voce pode ir em qualquer padoca (ahhhh como eu sinto falta também genti, pão francês na chapa) e pedir um suco de laranja por menos de R$4, aqui voce vai pagar $7 por um suco que nem natural eh, e não vai encontrar em qualquer lugar! Frutas, apesar de termos uma quantidade enorme de frutas diferentes e exóticas aqui, as frutas mais simples pra gente são as mais difíceis de encontrar, tipo banana prata, goiaba, maracujá, mamão, manga. Enfim as frutas tropicais.

4 - Botecos 

Vila Madalena, Itaim e até mesmo centro do Rio... aqui voce não encontra essas vielas para tomar uma breja enquanto come um parmegiana! Brasileiro é muito abençoado viu!

5 - Saída com amigos

Brasileiro sai muito, sai pro shopping, pro boteco, pizza, boliche, cinema, praia... Ta sempre saindo e planejando alguma coisa e pra facilitar meus amigos estão todos lá, entao acho que aqui as pessoas saem bem menos.

6 - Mão de obra barata

Resumindo mão de obra como cabeleireiro, manicure, depiladora, massagista, tudo aqui é absurdo e eu sinto muita falta disso, acostumada com a media de preços em Sao Paulo, aqui voce vai pagar $80 para cortar cabelo (to falando de cabeleireiro e não barbeiro que voce pode encontrar por $10) e vai pagar $35 por uma manicure e nem vou comentar de depiladora e massagista que isso aqui é luxo!



Agora vamos falar das coisas que eu senti falta quando fui visitar o Brasil esse ano. É uma confusão porque quando voce está aqui voce sente falta das coisas do Brasil, ai quando voce vai para lá voce sente falta das coisas daqui, ser humano nunca tá feliz, vai entender neh.

O que sinto falta no Brasil de Vancouver

1 - Paisagem

Eu vou falar de mim que morava em Sao Paulo, esse primeiro não vale muito para quem mora no Rio por exemplo. Aqui em Vancouver, cidade mais linda que já fui na minha vida, temos a sorte de estar rodeados de montanhas e praias, mesmo que frio maior parte do tempo voce olha para fora e sente aquela alegria de poder morar num lugar assim. Considerada a #3 melhor cidade no mundo para se morar não consigo encontrar melhor posição para ela! Amo Vancouver.



2 - Segurança

A cidade nao é perfeita em quesito segurança, de vez em quando você ouve de um atentado a mulher no campus da UBC ou east Vancouver infelizmente, mas ta longe da quantidade em qualquer cidade brasileira. No ano de 2013 tiveram 19 homicídios!!!! O ano todo!!!! Inacreditável! É indescritível a sensação de andar em qualquer lugar sem ter que se preocupar de falar no telefone, horário que ta na rua, etc! Só estando aqui mesmo para entender.

3 - Transporte Público

Não tem como falar de diferenças sem citar transporte publico. A diferença é gritante, qualidade 10 em quesito pontualidade, segurança, limpeza. Não ando muito de skytrain ou Canada line mas nunca peguei o metro para estar lotado e ter que ir encostada na porta ou pendurada!

4 - Eletrônicos barato

Enquanto no Brasil voce paga o iPhone mais caro do mundo, aqui tudo é affordable porque voce tem um salário que da pra pagar.

5 - Bibliotecas publicas

Tudo aqui é voltado para cultura, temos bibliotecas imensas e tão pertinho da gente! Eu adoro ler!

6 - Andar na rua com qualquer roupa

Aqui é tão mais normal andar com qualquer tipo de cabelo, qualquer roupa, ninguém liga, diferente do Brasil que o estilo é mais certinho.

7 - Homem presenteia com flores

Acho que no Brasil carece de homens mais românticos ou old style, aqui já cansei de ver os homens levam flores para namorada, esposa ou amiga por qualquer razão, porque isso faz parte da cultura! Acho isso o máximo!

8 - Lojas de departamento

Amo as lojas Macy's, winners, não consigo imaginar minha vida sem elas!

9 - Pessoas educadas

Ah algumas pessoas me lembraram algo fundamental e que deixa qualquer cidade Canadense muito melhor, a educação das pessoas aqui é impressionante, mesmo Vancouver com um monte de imigrante e Chines (judge me) consegue ser bem mais educada que qualquer cidade brasileira infelizmente! Um dia o Brasil chega lá!

Tem milhões de coisas que fazem sua vida aqui melhor e infernal ao mesmo tempo, o jeito é achar coisas que voce gosta de fazer para "tentar" substituir outras que gostava antes de vir para ca! Cada momento é unico e se não aproveitar talvez aqui, voce se mudará e talvez ira sentir falta daquilo que não fez!





8 comentários:

  1. Eu estou em processo de me mudar praí. Eu e meu marido vamos em fevereiro ou março.
    Se ainda estiver sentindo falta de sair a gente pode combinar! rsrs
    Bjos!
    PS: estou doida pra comemorar um ano morando aí como vc :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda! muito obrigada pelo carinho! Vamos fazer uma festa de boas vindas quando chegar e apresentar minhas amigas, assim a adaptação melhora um pouquinho! Acredite se quiser, minhas melhores amigas eu conheci no blog, chegam aqui e viram minha amiga! Adoro isso! mantenha contato, eu sempre to fazendo brunch, book club ou movie night soh com as meninas! me avise se estiver interessada!

      Excluir
    2. Olá, meninas!!! Que coinscidencia: eu e meu marido também estamos indo para Vancouver agora em Fevereiro :D

      Como eu não conheço ngm por ai, acho que seria uma ótima oportunidade! bjs!!

      Excluir
    3. Caroline, nos avise qnd chegar, vamos marcar de nos conhecer sim!!!! mas me lembra pq acabo esquecendo!!!

      Excluir
  2. Quero morrer com esse seu post Princesss!!! E na hora que você falou das lojas de departamento....!!!??? Buaaaaaa!!!! Foi o topico que mais me tocou! kkkk

    ResponderExcluir
  3. Se tudo der certo, vou em 2016!!!
    E estou adorando acompanhar seu blog :)
    Sinto que sentirei falta das pessoas :/

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Macy's in Vancouver? Qual o endereço? Bj

    ResponderExcluir
  5. Mto bom esse post, estou em processo de negociação com a college, e planejamento pra ir aí em vancouver, pq afinal tenho um filho de 2 anos e sou casada então não posso ir sem um estrutura maior. Estou aqui lendo todos os seus post, mto obrigada!! Estou amando cada vez mais qrendo ir logo!!!

    ResponderExcluir